Valdir  Verona
Caxias do Sul

Natural de Caxias do Sul/RS, Valdir Verona é músico que vem desenvolvendo um trabalho de resgate da viola na música do Sul do Brasil em apresentações musicais, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música.

É autor de vários livros didáticos voltados às cordas, com destaque para seus “14 Estudos Progressivos - Violão Campeiro” de 2002, que virou referência para o violão brasileiro, Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul - ensaio dirigido ao violão” e “Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul - Viola de 10 Cordas”, Rio Abaixo também dirigido à viola caipira além de outras obras de partituras para violão e viola brasileira. Também possui extensa discografia tendo lançado diversos discos solo e também em parceria.

 

Foi agraciado com Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições. Músico com participação em diversos festivais, com destaques para: 8º Brasil Instrumental de Tatuí/SP, 1º Festival Voa Viola. No exterior, representou o Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça e na Feira Internacional do Livro em Bogotá/Colômbia.

Valdir Verona faz parte do Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, desde a criação do projeto.

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon